top of page

N° Visitas

Aviso importante: A partir do 2019 o site da revista será acessado a partir do novo endereço: https://seer.ufmg.br/index.php/vestigios/index 

1.png

Apresentação e Missão

A Arqueologia Histórica Latino-americana consolidou-se como campo de estudo apenas nas últimas décadas. Desde então, embora o interesse dos pesquisadores seja diversificado, existem questões que atraíram especial atenção como a produção teórica e a formulação e desenvolvimento de abordagens alternativas para aquelas produzidas nos centros de poder.

​

Lamentavelmente, apesar do aumento quantitativo e da variedade de pesquisas desenvolvidas, a arqueologia histórica latino-americana tem se ressentido da falta de espaços de interlocução entre os pesquisadores, de diferentes países, permanecendo restrita às fronteiras de cada um deles. Estas barreiras, artificiais, têm dificultado a busca de pontos comuns que permitam consolidar uma arqueologia histórica latino-a​mericana.



É possível que o estabelecimento de conexões entre as arqueologias dos diferentes países seja um dos maiores desafios que devemos enfrentar na atualidade. A existência de espaços de discussão pluralista é fundamental para permitir a reflexão sobre questões como a gênese da sociedade moderna na América Latina, ou as conexões históricas que permitem, através do estudo dos vestígios materiais, reconstituir os contextos nos quais se processaram as mudanças nas práticas sociais da região.

 

Missão: Nossa proposta, de criação de uma revista latino-americana de arqueologia histórica, buscou viabilizar esse espaço de aproximação e interação entre pesquisadores, que trabalham com essa temática. A Revista se mantém com sólidos critérios de excelência - através de pareceres ad hoc (peer review) - e aborda tanto questões teórico-metodológicas quanto estudos de caso em Arqueologia Histórica Latino-americana.


Publicamos dois (02) números por ano através do Laboratório de Estudos Antárticos em Ciências Humanas (LEACH) da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais. Tendo um caráter latino-americano, os idiomas da Revista serão o português e o espanhol.


Andrés Zarankin e Melisa A. Salerno - EDITORES

​Imagem de fundo Retirada do artigo de Gabby Hartemann e Irislane Pereira de Moraes  "Contar histórias e caminhar com ancestrais: por perspectivas afrocentradas e decoloniais na arqueologia"  vol. 12, nº 2.

ISSN (impresso): 1981-5875

ISSN (online): 2316-9699

bottom of page